O Vietname poderá incrementar o volume de importações de carvão mineral de Moçambique para alimentar a sua indústria, sobretudo para a produção de energia eléctrica.
A pretensão foi expressa durante um encontro, mantido na capital Hanói, entre a direcção da empresa Vietnam National Coal & Mineral Industries (Vinacomin) e o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, que ontem (08) iniciou uma visita oficial, de três dias, àquele país asiático a convite do seu homólogo, Ti Lam.
Segundo o vice-ministro moçambicano dos Recursos Minerais e Energia, António Saíde, o encontro com a Vinacomin tinha como objectivo abordar a exploração de minérios industriais e carvão.
“É importante dizer que cerca de 65% daquilo que é a geração da electricidade neste país é baseada em combustíveis fósseis. O carvão é um determinante nesta indústria e sua Excelência o Presidente Nyusi encorajou a Vinacom a visitar Moçambique”, disse o governante moçambicano.
Citado pela AIM, o vice-ministro manifestou a abertura total do governo moçambicano para receber investimentos e promover a cooperação económica entre os dois países.
O governante explicou que as autoridades vietnamitas manifestaram durante o encontro a sua pretensão de importar directamente o carvão mineral e não exclusivamente através de concessionárias.
“Foi fundamental na posição de, como país, manifestamos o nosso interesse de haver mais investimentos para os diferentes recursos, incluindo o carvão que é muito necessário para a economia deste país (Vietname)”, acrescentou.
(Foto DR)
Deixe uma resposta