Porto de Nacala projecta movimentar 3,5 milhões de toneladas de carga até final do ano

Porto de Nacala projecta movimentar 3,5 milhões de toneladas de carga até final do ano

O porto de Nacala, localizado na província de Nampula, espera continuar a registar níveis recordes, perspectivando movimentar até Dezembro deste ano, um total de 3,5 milhões de toneladas de carga diversa.

Segundo o director do porto de Nacala, Nelmo Induna, a infra-estrutura está em constante desdobramento com vista a satisfazer as necessidades cada vez mais crescentes e impostas pelo mercado internacional, revelando que, até Julho de 2024, já tinha sido manuseado 1,8 milhões de toneladas de carga.

“A infra-estrutura de águas profundas, que vão até 14 metros, permitindo o escoamento de produtos e dinamização da economia dos países do Interland, está cada vez mais a abrir-se ao mundo, fruto da sua eficiência no manuseio de carga”, avançou o responsável.

Citado pela Rádio Moçambique, a fonte adiantou que até Julho deste ano, a infra-estrutura já tinha movimentado cerca de 1,8 milhões de toneladas, representando um crescimento de cerca de 3% quando comparado com igual período do ano passado.

“Maláui e Zâmbia são os que mais se beneficiam do porto de Nacala, colocando Moçambique como provedor estratégico de serviços ferro-portuários”, acrescentou.

O porto de Nacala, com a capacidade de atracação de navios de grande porte de cerca de 60 mil toneladas de peso morto (DWT), reduziu o tempo de permanência no cais e, consequentemente, todo o processo de manuseamento de contentores, devido à introdução de novos e modernos equipamentos.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.