Presidente da República, Filipe Nyusi, procedeu, ontem, (26) ao lançamento da primeira pedra para a construção do Porto e Angoche, em Nampula.
O Porto de Angoche é financiado pelo Banco Árabe para o Desenvolvimento de África (BADEA), no valor de 33 milhões de dólares.
É uma infra-estrutura pública vocacionada à atracagem de embarcações e conservação de produtos pesqueiros, deve ser construído em dois anos.
Citado pelo “Notícias” o Chefe do Estado destacou, na acto do lançamento, que o Porto de Pesca de Angoche é uma infra-estrutura importante para a actividade pesqueira e com impacto socioeconómico na vila e naquele distrito.
A infra-estrutura terá a capacidade de conservar 593 toneladas de pescado, acostagem de 40 embarcações artesanais, 15 industriais e 10 semi-industriais. Comportará um cais de 380 metros de comprimento e 30 metros de largura.
Serão instaladas no seu interior sete câmaras frigoríficas com capacidade de 350 toneladas de pescado, duas câmaras frigoríficas de congelação rápida para 250 toneladas e câmara de processamento.
Comportará ainda uma fábrica de processamento de gelo com capacidade de 60 toneladas e espaço para a colocação de 80 contentores de 20 pés e 40 de 80 pés.
Na fase de construção, serão empregues 400 trabalhadores, entre nacionais e estrangeiros.
Foto DR
Deixe uma resposta