Porto de Angoche custa 33 milhões de dólares financiados pela BADEA

Porto de Angoche custa 33 milhões de dólares financiados pela BADEA

Presidente da República, Filipe Nyusi, procedeu, ontem, (26) ao lançamento da primeira pedra para a construção do Porto e Angoche, em Nampula.

O Porto de Angoche é financiado pelo Banco Árabe para o Desenvolvimento de África (BADEA), no valor de 33 milhões de dólares.

É uma infra-estrutura pública vocacionada à atracagem de embarcações e conservação de produtos pesqueiros, deve ser construído em dois anos.

Citado pelo “Notícias” o Chefe do Estado destacou, na acto do lançamento, que o Porto de Pesca de Angoche é uma infra-estrutura importante para a actividade pesqueira e com impacto socioeconómico na vila e naquele distrito.

A infra-estrutura terá a capacidade de conservar 593 toneladas de pescado, acostagem de 40 embarcações artesanais, 15 industriais e 10 semi-industriais. Comportará um cais de 380 metros de comprimento e 30 metros de largura.

Serão instaladas no seu interior sete câmaras frigoríficas com capacidade de 350 toneladas de pescado, duas câmaras frigoríficas de congelação rápida para 250 toneladas e câmara de processamento.

Comportará ainda uma fábrica de processamento de gelo com capacidade de 60 toneladas e espaço para a colocação de 80 contentores de 20 pés e 40 de 80 pés.

Na fase de construção, serão empregues 400 trabalhadores, entre nacionais e estrangeiros.

Foto DR

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.