FAO: Índice de preços mundiais dos produtos alimentares com ligeira queda em Outubro

FAO: Índice de preços mundiais dos produtos alimentares com ligeira queda em Outubro

O índice de referência para os preços mundiais dos produtos alimentares registou, em Outubro, uma queda mensal de 0,5% em relação a Setembro, num período em que apensa os produtos lácteos apresentaram uma subida, indica a avaliação divulgada semana finda pelo Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

O Índice de Preços da FAO, que acompanha as variações mensais dos preços internacionais das commodities alimentares no mercado mundial, registou uma média de 120,6 pontos em Outubro, uma queda de 10,9% em relação ao período homólogo de 2022.

Em termos desagregados, o estudo indica que o custo dos cereais caiu 1,0%, comparativamente a Setembro, com o preço do arroz a reduzir em 2%, e o trigo a desacelerar em 1,9%, influenciados pela forte oferta dos Estados Unidos da América e pela forte concorrência entre os exportadores.

Por outro lado, os óleos vegetais reduziram o custo em 0,7% em relação a Setembro, reflectindo “as produções sazonalmente mais elevadas e à fraca procura global de importações”, com excepção do óleo de soja, que registou uma subida “devido a uma procura robusta do sector do biodiesel”.

“O Índice de Preços do Açúcar da FAO diminuiu 2,2%, mas permaneceu 46,6% acima do nível do ano anterior. A descida de Outubro foi impulsionada principalmente por um forte ritmo de produção no Brasil, embora as preocupações com uma perspectiva mais restritiva da oferta mundial no próximo ano tenham limitado a queda” indica a FAO, citada pela Revista Terra.

No que diz respeito às carnes, o índice indica que houve uma ligeira redução, na ordem de 0,6%, influenciado pela fraca procura de importações, especialmente do Leste Asiático.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.