A norte-americana, Tesla subiu duas posições e ultrapassou a Mercedes-Benz e a Toyota, tornando-se a marca mais valiosa do mundo, no ranking anual da Brand Finance, o que representou um crescimento de 44% face a 2022.
De acordo com estudo da Finance Automotive Industry 2023, citado pela Forbes Portugal, a consultora especialista em avaliação de marcas, a insígnia Tesla vale agora 66,2 mil milhões de dólares destronando a Mercedes Benz, que liderava a lista do ano passado.
À Mercedes-Benz é atribuído um valor de 58,8 mil milhões de dólares, e na terceira posição surge agora a Toyota, anteriormente na segunda, com uma avaliação global de 52,5 mil milhões de dólares.
Segundo a publicação, a Tesla, torna-se assim na primeira empresa que não produz motores a combustão a liderar esta lista, e é ainda considerada a marca com maior valor de percepção de sustentabilidade, um dos parâmetros avaliados no estudo. O valor da marca Tesla cresceu cinco vezes face à sua avaliação realizada antes da pandemia.
Entretanto, a Ferrari, mesmo tendo perdido valor absoluto, mantêm-se como a marca de automóveis mais forte, com classificação de AAA+ no rating do Brand Strength Index, avaliação incluída também neste relatório.
A marca de automóveis chinesa Sokon, fundada em 1986, é a que mais cresce, com um incremento de valor de 123% face a 2022, atingindo os 739 milhões de dólares. A insígnia registou um bom desempenho da actividade em 2022, tendo vendido mais 21% de viaturas.
Na área de componentes para a indústria automóvel destaca-se a japonesa Denso como a mais valiosa, a Aptive é a que mais cresce e a Valeo é a mais forte. Já nas marcas de pneus, o destaque vai para a Michelin, que além de mais valiosa é também a marca mais forte e aquela que tem a percepção de sustentabilidade mais elevada. Já na mobilidade, a Uber ganha como marca mais valiosa e ainda arrecada o prémio de maior percepção de sustentabilidade.
Deixe uma resposta