Mundial 2022: FIFA vai detectar “fora de jogo” com tecnologia semi-automática

Mundial 2022: FIFA vai detectar “fora de jogo” com tecnologia semi-automática

A equipa do Vídeo Árbitro vai receber um alerta de uma tecnologia semi-automática sobre possíveis situações de fora de jogo durante o Mundial de Catar 2022, segundo a Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA).

Essa tecnologia, que tem por base a animação 3D, não é necessariamente uma novidade, pois já tinha sido testada em outras competições da FIFA.

Para a FIFA, a tecnologia será uma ferramenta de suporte para ajudar os árbitros, dentro e fora do campo, a tomar decisões mais acertadas e rápidas.

Após o uso bem-sucedido da tecnologia VAR no Mundial da Rússia, em 2018, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, disse que iria “aproveitar todo o potencial da tecnologia no futebol e aprimorar ainda mais o VAR”.

A tecnologia utiliza 12 câmaras montadas sob o tecto do estádio para rastrear a bola e até 29 pontos de dados de cada jogador individual, 50 vezes por segundo, calculando a sua posição exacta em campo.

“Esta tecnologia é o culminar de três anos de pesquisa e testes dedicados a fornecer o melhor para as equipas, jogadores e adeptos que irão ao Qatar no final deste ano, e a FIFA está orgulhosa desse trabalho”, disse Gianni Infantino.

O Mundial do Qatar decorre de 21 de Novembro a 18 de Dezembro de 2022.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.