A empresa Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) está a mobilizar no mercado internacional cargueiros para responder as oportunidades de negócios no transporte de produtos agrícolas com grande valor comercial e de exportação.
O facto foi anunciado, recentemente, em Maputo, pelo director-geral da LAM, João Pó Jorge, durante uma visita de trabalho da Comissão do Plano e Orçamento (CPO) da Assembleia da República, no âmbito da fiscalização e supervisão parlamentar no Sector Empresarial do Estado.
Para esse caso, segundo o jornal Notícias, a companhia nacional vai passar, nos próximos dias, a transportar o litchi, produzido na província de Manica, para o mercado francês, numa altura em que também se abrem oportunidades de negócios, no transporte de outro tipo de cargas no país.
Segundo director-geral da LAM, os cargueiros em mobilização não só servirão para produtos agrícolas com um grande valor comercial e de exportação, mas também, materiais de trabalho das multinacionais que estão a investir na exploração de gás natural, na província de Cabo Delgado.
“Estamos a pensar em enviar cargueiros para os produtos agrícolas com destaque para o litchis de Manica para a França. Mas tudo depende da capacidade do mercado na compra do produto que é bastante valioso em Moçambique”, disse Pó Jorge.