A empresa de tecnologia, Sony e a fabricante de carros, Honda, ambas japonesas, anunciaram, hoje, a pretensão de criar uma empresa conjunta dedicada a produção e carros eléctricos.
A nova empresa que deve surgir ainda este ano vai também desenvolver e vender baterias de “alto valor” e fornecer serviços de mobilidade. Os dois grupos querem lançar os primeiros carros já em 2025.
Um comunicado conjunto avança que a Honda será responsável pela produção do primeiro modelo nas fábricas da marca, enquanto a Sony vai desenvolver uma plataforma dedicada aos serviços de mobilidade.
“A Sony quer desenvolver a visão de tornar o espaço de mobilidade num espaço emocional”, disse, no comunicado, o presidente da Sony, Kenichiro Yoshida.
E, por sua vez, o presidente da Honda, Toshihiro Mibe, realçou o facto de as áreas de actuação das empresas serem diferentes e, justamente por isso, acreditar na aliança, pois, “ao combinar os pontos fortes das nossas duas empresas, vai oferecer grandes possibilidades para o futuro da mobilidade”.
No ano passado, a empresa automóvel japonesa anunciou como objectivo atingir 100% de vendas de veículos eléctricos em todo o mundo até 2040, além de enormes investimentos em investigação e desenvolvimento ao longo de seis anos.