A Uber, provedora de serviços electrónicos de transporte, disse que vai oferecer viagens gratuitas ilimitadas para refugiados entre a fronteira da Ucrânia e cidades polacas.
De acordo com uma nota da empresa, o propósito desta medida é “apoiar os refugiados e as suas famílias”, mas também fornecer “transporte gratuito para funcionários dos Centros de Acolhimento de Migrantes e para a entrega de mercadorias em armazéns de ONGs na Polónia”.
Além disso, a empresa notou, igualmente, que vai criar e disponibilizar um botão de doação na app da Uber nos EUA. A empresa diz que vai igualar todas as doações até um milhão de dólares, indicando que fará uma doação adicional no valor de 500 mil dólares à Federação Internacional da Cruz Vermelha e ao Programa Mundial de Alimentos dos EUA.
Por fim, a Uber disse que reuniu “60 toneladas de bens essenciais” na Roménia e adianta que está a trabalhar com a Cruz Vermelha Internacional para transportá-los para a Ucrânia.
Estas medidas serão acompanhadas por mais apoio aos motoristas da Uber na Ucrânia, que poderão contar com pagamentos antecipados e até ajuda para as respectivas famílias caso se queiram mudar para outros países ou áreas mais seguras.