O jardim zoológico de Denver, nos Estados Unidos, anunciou este sábado, que duas hienas testaram positivo para a Covid-19, sendo os primeiros casos confirmados entre estes animais em todo o mundo.
De acordo com o National Veterinary Services Laboratories (NVSL), a conclusão surge depois dos testes feitos a vários leões que ficaram doentes. Para além das duas hienas, 11 leões e dois tigres do zoológico foram confirmados como estando infectados.
“As hienas são animais fortes e resilientes e são conhecidos por serem altamente tolerantes ao antraz, raiva e esgana. Estão saudáveis e devem recuperar totalmente”, disse o zoo em comunicado, citado pelo Guardian.
Explicado pelos funcionários do zoológico, alguns animais, como é o caso de Ngozi de 22 anos e Kibo de 23, tiveram sintomas ligeiros, entre os quais cansaço, tosse e secreções nasais. Os restantes animais que acusaram positivo para a Covid-19 já recuperaram totalmente ou estão quase recuperados.
“Agora sabemos que muitas outras espécies podem ser suscetíveis à Covid-19, com base em vários relatórios, e continuamos a usar o mais alto nível de cuidado e precaução ao trabalhar com todos os nossos 3 mil animais e 450 espécies diferentes”, disse o jardim zoológico.
Os casos que foram relatados em diversas espécies pelo mundo fora, são essencialmente casos que tiveram proximidade com pessoas infectadas, refere o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Ainda assim, os cientistas ainda estão a desenvolver esforços para perceber o desenvolvimento destas infecções nos animais. Contudo, com base nas informações de que dispõem, o risco de passarem o vírus para os humanos é baixo.