A selecção nacional feminina já não vai participar no Torneio de Qualificação ao Campeonato do Mundo de 2026, a decorrer no México, de 19 a 25 do mês em curso. A confirmação é da Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB).
Segundo o organismo que dirige basquetebol moçambicano, 200 mil dólares, equivalente a 12,6 milhões de meticais, condicionam a presença da Selecção Nacional de basquetebol sénior feminina no Torneio de Qualificação ao Campeonato do Mundo de 2026, valor serviria para a aquisição de passagens e toda logística para o evento.
Falando hoje, em conferência de imprensa, o presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol, Paulo Mazivila, revelou que estas dificuldades financeiras obrigaram a anunciar a desistência do combinado nacional.
Ainda assim, Mazivila avançou haver “uma luz” de esperança, estando em conversações com o Governo e outros parceiros para a viabilização da participação da selecção moçambicana de basquetebol. No entanto, mesmo que se consiga o valor, não será possível que o combinado nacional viaje amanhã, devido a razões logísticas.
Entretanto, sobre os fundos supostamente disponibilizados pela multinacional TotalEnergies, com vista a apoiar o combinado nacional, o presidente da FMB não quis se pronunciar, prometendo abordar o assunto amanhã, quarta-feira (14), em nova conferência de imprensa.
Moçambique participou pela primeira vez num Campeonato do Mundo há 10 anos (2014), na Turquia.
O combinado nacional deveria ter seguido viagem, na passada quinta-feira, ao Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos da América, onde até amanhã, quarta-feira, devia cumprir um estágio pré-competitivo visando a participação no Campeonato do Mundo.
Inserido no Grupo B, a estreia de Moçambique na corrida ao Mundial estava marcada para a madrugada de terça-feira (20), diante da equipa da casa, o México. Dois dias depois o combinado nacional deveria medir forças com Montenegro, terminando a etapa diante da Nova Zelândia, na madrugada de sábado.
Deixe uma resposta