Estados Unidos reiteram apoio aos projectos humanitários em Moçambique

Estados Unidos reiteram apoio aos projectos humanitários em Moçambique

O Governo norte-americano assegura que vai manter o apoio aos projectos de carácter humanitário em curso em Moçambique, sobretudo ao Plano de Emergência do Presidente dos EUA para a Luta contra a SIDA (PEPFAR) criado em 2023.

Segundo o Embaixador dos EUA em Moçambique, Peter Vrooman, que falava esta quarta-feira (18), após o término de uma audiência que lhe foi concedida pelo Presidente da República, Daniel Chapo, afirmou que o Governo norte-americano vai continuar a dar apoio ao País, sobretudo no sector da saúde.

“Temos isenções em alguns projectos que salvam vidas, ou seja, projectos do PEPFAR, os anti-retrovirais, mas também a logística para o sector de saúde e nós vamos continuar os nossos programas para salvar vidas de dois milhões de moçambicanos que têm HIV”, disse o diplomata norte-americano.

Vrooman acrescentou ainda que o Governo dos EUA tem programas de assistência humanitários em Moçambique, sendo por isso, que “estes continuam também, e nós trabalhamos com parceiros aqui, com o governo [de Moçambique] sector privado e também as ONGs [Organizações Não-Governamentais] para salvaguardar os programas de assistência humanitária

Desde 2004 que o Governo dos EUA tem estado a trabalhar para garantir que Moçambique seja próspero, saudável, implementando o PEPFAR. Nos últimos 20 anos, o PEPFAR investiu mais de 5,2 mil milhões de dólares na resposta ao HIV e SIDA em Moçambique.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.