Presidente do Botsuana reconhece derrota eleitoral e o partido BDP perde poder após 58 anos

Presidente do Botsuana reconhece derrota eleitoral e o partido BDP perde poder após 58 anos

O Presidente do Botsuana, Mokgweetsi Masisi, reconheceu a derrota, após os resultados preliminares terem revelado que o seu partido no poder perdeu a maioria parlamentar ao fim de quase seis décadas no poder.

Segundo uma publicação de Aljazeera, a declaração de Masisi, ontem, quinta-feira (31), foi feita antes de serem anunciados os resultados finais, com o seu Partido Democrático do Botsuana (BDP) a ficar em quarto lugar, de acordo com as contas da comissão eleitoral.

“Errámos muito aos olhos do povo”, disse Masisi numa conferência de imprensa na capital, Gaborone.

“Estávamos realmente convencidos da nossa mensagem. Mas tudo indica que não há maneira de fingir que vamos formar um governo”.

O Presidente, que estava a tentar obter um segundo mandato de cinco anos nas eleições de quarta-feira, disse que iria “afastar-se”.

“Quero felicitar a oposição pela sua vitória e conceder a eleição”, disse Masisi.

Os resultados deverão ser confirmados pela comissão eleitoral esta sexta-feira.

De acordo com o sistema eleitoral do país, o primeiro partido a obter 31 dos 61 assentos na legislatura será declarado vencedor, instalará o seu candidato como presidente e formará um governo.

O BDP governa a nação da África Austral, rica em diamantes, desde 1966 e esperava-se que ganhasse.

O principal partido da oposição, Umbrella for Democratic Change (UDC), manteve uma forte liderança nos resultados parciais, fazendo do seu líder, Duma Boko, o provável candidato a presidente.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.