A autoridade de Gestão de Fronteiras ordenou, este sábado (21), a interdição de alguns dos pontos de entrada na África do Sul, devido à queda persistente de neve.
Uma publicação da Rádio Moçambique, refere que, face à situação, as autoridades sul-africanas ordenaram o encerramento de todas as fronteiras terrestres que ligam a África do Sul e o Lesoto, até a emissão de um novo aviso.
“A queda de neve persistente nestas zonas as tornou muito arriscadas para viajantes”, refere a mesma publicação.
Para o efeito, os serviços meteorológicos sul-africanos elevaram igualmente, este sábado, para oito o nível de alerta para a província de Kwazulu-Natal, em face do mau tempo causado pela queda de neve, acompanhada de chuva.
Segundo as autoridades, a estrada número três (N3), que liga as cidades de Joanesburgo e Durban, está praticamente intransitável, devido ao gelo que cobre o asfalto, dificultando a movimentação de veículos.
“Muitos condutores estão presos nas estradas e para além de socorro em combustível e alimentos, temem pela sua própria segurança, sobretudo nesta escuridão”, lê-se na mesma publicação, assinalando que equipas multidisciplinares foram mobilizadas e estão a distribuir comida e cobertores aos afectados.
Em Kwazulu Natal, a forte nevasca também afectou serviços essenciais, incluindo água e electricidade, em várias comunidades.
(Foto DR)
Deixe uma resposta