O Governo moçambicano está em conversações com as autoridades zimbabueanas para a extensão da linha férrea de Machipanda até ao Botsuana. Actualmente, a linha liga o Zimbabué ao Porto da Beira.
O projecto, uma iniciativa tripartida que envolve Moçambique, Botsuana e Zimbabué, inclui a construção um porto de águas profundas, liga por linha férrea os países referidos.
Falando ontem, segunda-feira (08), em Maputo, o Presidente da República, Filipe Nyusi durante a cerimónia de Inauguração da Duplicação e Aumento da Capacidade da Linha Férrea de Ressano Garcia e de Ampliação do Terminal Ferroviário de Passageiros da Estacão Central de Maputo, revelou que vão decorrer nas próximas semanas, discussões relativas ao assunto com este país do hinterland.
“Sobre esta linha [Machipanda] estamos a trabalhar com os nossos irmãos da República do Zimbabué para podermos ligar-nos ao Botsuana. Ainda esta semana possivelmente vamos evoluir esta visão no sentido de lhes fazer entender”, apontou Filipe Nyusi.
Citado pela AIM, o estadista apontou, igualmente, como uma de suas preocupações a reabilitação da Linha Dona Ana, que faz ligação a Maláui.
“A nossa meta, através da Empresa Pública Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, é aumentar a carga manuseada nas nossas Infra-estruturas de transporte”, sublinhou.
(Foto DR)
Deixe uma resposta