O vice-ministro dos Transportes e Comunicações, Amilton Alissone, e a direcção da Yango Moçambique abordaram ontem, quarta-feira (03), o funcionamento, desafios e perspectivas de expansão dos serviços de mobilidade da empresa internacional de tecnologia no país. Num encontro em Maputo, o vice-ministro reconheceu o trabalho da Yango em matéria de segurança e de integração no sector de transportes do país.
Após o encontro, Amilton Alissone, destacou o papel da Yango no sistema de mobilidade em Moçambique, reconhecendo a sua satisfação por ver as diferentes etapas e progressos da Yango desde o início de operações em Maputo e na Matola, em Novembro de 2022.
Em matéria de segurança e de serviço, o governante sublinhou que a Yango integrou no aplicativo, soluções tecnológicas que deram resposta a preocupações iniciais dos passageiros e que contribuíram para a melhoria da mobilidade e sustentabilidade do tarifário”.
Entre estas funcionalidades de segurança, o governante destacou o botão de emergência, que permite aos passageiros e motoristas comunicarem-se directamente com as autoridades policiais; a “opção dos passageiros adicionarem números de pessoas telefone de pessoas de confiança no aplicativo, para que estas possam acompanhar as viagens em tempo real; e o registo contínuo de informação sobre as corridas, passageiros e motoristas na base de dados da Yango, que permite a qualquer parte interessada fazer uso da informação, sempre que houver questões de segurança.
Por sua vez, o director-geral da Yango em Moçambique, Zameer Adam, realçou, na ocasião, planos de expansão da empresa para outros pontos do país, salientando que “neste momento, está-se a analisar a possibilidade de lançar o serviço noutras províncias”.
“Recentemente fui recebido pelo presidente do Conselho Municipal da Beira, que abraçou a nossa iniciativa. Possivelmente estaremos em breve nesta cidade”, avançou.
Deixe uma resposta