A cidade de Nampula é palco desde ontem, quinta-feira, da 5.ª edição da Feira Anual de Gemas de Nampula (FAGENA), na qual espera-se a participação de, pelo menos, 30 expositores do ramo de recursos minerais.
Trata-se de uma feira, que segundo o director dos Serviços Provinciais de Infra-Estruturas (SPI) de Nampula, Gil de Carvalho, tem por objectivo criar oportunidades para aqueles que estavam no anonimato ou garimpeiros de exporem os seus produtos, para além de garantir maior controlo no processo de licenciamento e comercialização, o que permite maior arrecadação para os cofres do Estado.
“É uma feira que nós realizamos anualmente, teve o seu início em 2016 houve uma paralisação de cerca de dois anos devido a COVID-19. Queremos agora realizar a feira porque é uma oportunidade de expor os metais preciosos e não preciosos e gemas para a comercialização”, reiterou Gil de Carvalho.
De acordo com a fonte, “nesta feira os expositores vão ter oportunidade de vender a aqueles que estiverem interessados em fazer aquisição destes produtos”.
A 5.ª edição da FAGENA contará, também, com expositores das províncias do Niassa, Cabo Delgado, Zambézia, Teté e Manica.
Deixe uma resposta