Militares da CPLP serão formados em Portugal

O Instituto Universitário Militar de Portugal vai acolher, em Novembro, a capacitação de militares da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para missões da Organização das Nações Unidas (ONU), anunciou, sexta-feira, em São Tomé, a ministra portuguesa da Defesa Nacional.

“Vamos proporcionar a todos os países um estágio de formação no IUM (Instituto Universitário Militar), em Portugal (…) no próximo mês de Novembro para iniciar esse trabalho conjunto de constituição dessa célula cujo objectivo é a participação de militares da CPLP – de vários países, em operações das Nações Unidas”, disse Helena Carreiras no final da visita de 24 horas que fez a São Tomé e Príncipe.

A formação enquadra-se no âmbito da célula de cooperação civil militar (CIMIC) da CPLP cuja criação foi aprovada em Maio na XXI Reunião de Ministros da Defesa Nacional ou Equiparados da CPLP realizada na cidade da Praia, Cabo Verde, para preparar militares para operações de Paz.

A ministra da Defesa Nacional de Portugal disse que ainda “há todo o trabalho a desenvolver no sentido da doutrina, da capacitação”, mas vai se “começar com esse trabalho de formação” contando com “a presença de elementos de todos esses países”.

“Estamos a convidar dois participantes por país, vamos tentar criar as condições para que esta participação se concretize e seja este o primeiro projecto desta nova célula que vamos ter em breve e construindo também para aquilo que é um desígnio das Nações Unidas que nos tem pedido, à Portugal, para colaborar na maior participação de países da CPLP nas suas missões”, explicou Helena Carreiras. (MMO)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.