O distrito de Chonguene, na província de Gaza, vai ter um porto para facilitar o escoamento da produção mineira da região, anunciou o primeiro-ministro, Adriano Maleiane.
A construção do porto de Chonguene vai ser financiada pela empresa de capitais chineses Ding Sheng Minerals, que explora as areias pesadas de Chibuto, distrito vizinho, desde 2018.
“Eles precisam de uma zona que facilite o acesso ao mar e eles vão fazer investimentos em Chonguene”, explicou Adriano Maleiane, citado este sábado pela Rádio Moçambique.
A empresa de capitais chineses espera a aprovação dos estudos de impacto ambiental para o arranque das obras, acrescentou Adriano Maleiane, sem avançar o montante necessário para a construção do porto nem os prazos do projeto.
A Ding Sheng Minerals opera no distrito de Chibuto desde 2018, ano em que a empresa instalou uma unidade com capacidade para processar diariamente 10 mil toneladas de areia.
A concessão à Ding Sheng tem um prazo de 25 anos e, durante este período, a previsão é de que a empresa extraia anualmente um milhão de toneladas de ilmenite (óxido de titânio e ferro), além de areias pesadas.
Deixe uma resposta