Gigantes bancários como JPMorgan Chase & Co e Bank of America enfrentam colectivamente mais de mil milhões de euros em multas regulatórias pelo uso de ferramentas para acesso a mensagens não aprovadas pelos trabalhadores, incluindo e-mail e aplicações como o WhatsApp.
Segundo a “Reuters” citado pelo jornal Económico, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) começou a sondar as práticas de registo dos bancos relacionadas com o uso de dispositivos pessoais no ano passado e a Commodity Futures Trading Commission (CFTC) também está a examinar a questão.
No ano passado, a subsidiária de corretores JP Morgan Chase & Co foi multada em 200 milhões de dólares pela SEC e CFTC por falhas generalizadas na preservação das comunicações dos funcionários em dispositivos móveis pessoais, aplicativos de mensagens e e-mails. O JP Morgan reconheceu que a conduta violou as leis de valores mobiliários. A pena foi uma das primeiras grandes acções de execução apresentadas sob o presidente da SEC Gary Gensler.
Por sua vez, em Julho, o Morgan Stanley concordou provisoriamente em pagar 125 milhões de dólares à SEC e 75 milhões à CFTC para resolver investigações sobre práticas de registo. O banco já reservou 200 milhões de dólares dos seus lucros do segundo trimestre para preparar-se para a penalidade.
Já o Bank of America destinou cerca de 200 milhões no segundo trimestre para litígios ligados a mensagens electrónicas não autorizadas pelos funcionários. O banco disse no final de Julho que estava em negociações com a SEC e a CFTC.
A lista continua com o Goldman Sachs em “discussões avançadas” com a SEC e a CFTC. O banco britânico Barclays admitiu que chegou a um acordo para pagar 200 milhões de dólares aos reguladores dos EUA e o Credit Suisse Grouo disse, em Julho, que tinha reservado uma provisão de litígio de 200 milhões relacionada principalmente com as regras de manutenção de registos.
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