Disponíveis 300 milhões de dólares para comercialização agrícola

Mais de 300 milhões de dólares estão a ser aplicados na presente campanha de comercialização agrícola pelos médios e grandes operadores económicos no país. Paralelamente, o Instituto de Cereais de Moçambique (ICM) tem disponíveis 400 milhões de meticais no âmbito de uma linha de crédito em apoio à comercialização agrícola.

O director-geral do ICM, Mahomed Valá, disse há dias ao jornal Notícias, em Milange, que o país prevê comercializar na presente época mais de 17,2 milhões de produtos agrícolas diversos, com a participação de 280 intervenientes, entre pequenos e grandes operadores económicos.

Explicou que, neste momento, está a decorrer a campanha de comercialização do milho, apesar do ligeiro atraso devido ao início tardio das colheitas deste cereal nas regiões centro e norte devido à queda irregular da chuva.

A fonte garantiu que o país tem prontas para embarcar para o mercado internacional mais de 40 mil toneladas de soja, que se encontram actualmente armazenadas no distrito de Nacala. Mahomed Valá disse também que recentemente visitou o distrito de Molumbo, na província da Zambézia, onde tomou conhecimento de terem sido já comercializadas mais de duas mil toneladas daquela oleaginosa.

“É importante que os jovens apostem na comercialização, pois estão criadas, no distrito de Milange, as condições de conservação e armazenamento de cereais e oleaginosas num complexo de silos e armazéns. A MOZGRAIN, concessionária do referido empreendimento, vai também treinar os jovens em técnicas de produção, bem como instruí-los em questões relacionadas com a conservação da produção”, afirmou.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.