Três barcos de transporte de cereais, saíram da Ucrânia, nomeadamente do porto de Chornomorsk, na região de Odessa, avançou esta sexta-feira o ministro da Defesa da Turquia, Hulusi Akar.
Citado pela Anadolu, a agência estatal de notícias do país, Hulusi Akar atribuiu a saída dos navios ao trabalho do Centro Comum de Coordenação, estabelecido na semana passada em Istambul. Os três navios com mais de 58.000 toneladas de cereais partem agora com destino à Turquia, Reino Unido e Irlanda.
O primeiro carregamento de cereais vindos da Ucrânia partiu na passada segunda-feira, do porto de Odessa, tendo sido inspecionado por especialistas turcos, ucranianos e russos, naquilo que ficou marcado como o início da implementação do acordo internacional, assinado em Julho em Istambul, para conter a crise alimentar mundial.
O navio Razoni partiu de Odessa com 26.500 toneladas de grãos, e cerca de 36 horas depois atravessou o estreiro de Bósforo para o porto libanês de Trípoli.
Em reação, o ministro ucraniano da Infraestrutura, Oleksandr Kbrakov, admitiu esperar que “as garantias de segurança dos parceiros na ONU e da Turquia continuem a funcionar, e que as exportações de alimentos dos portos ucranianos se tornem estáveis e previsíveis para todos”, citou o The Guardian. (Notícias ao Minuto)
Deixe uma resposta