A empresa Electricidade de Moçambique (EDM), em parceria com a Southern African Power Pool (SAPP) e o Banco Mundial, está a mobilizar recursos para financiar novas infra-estruturas de transporte de energia eléctrica na região Austral, bem como no país.
Para o caso de Moçambique, está em discussão a viabilização da linha de transporte que liga o Malawi, Tanzânia e Zâmbia para garantir que os recursos energéticos do país possam estar disponíveis na região.
A concretização da iniciativa vai permitir ao país realizar o objectivo de ser um “hub” regional na produção de energia e, por via disso, encaixar mais receitas para financiar a economia, através da venda de energia.
Aliás, existem várias iniciativas de geração de energia na forja, como é o caso da hidroeléctrica Mpanda Nkwa com uma capacidade projectada para a produção de 1.500 MW e Central de Temane, com capacidade de 450 MW, entre outras.
Os dados foram revelados ontem, em Maputo, por Pedro Nguelume, Administrador para a área de desenvolvimento e negócios na EDM.
Deixe uma resposta