A Ucrânia pode precisar de até um bilião de euros em assistência externa para reparar os danos infligidos pela invasão da Rússia e reconstruir o país, segundo o chefe do Banco Europeu de Investimento (BEI), Werner Hoyer, citado pela “Bloomberg”.
“Coloquei o bilião lá porque vi números no espaço público que considero completamente irreais quando olho para o nível de destruição” na Ucrânia, disse Hoyer numa conferência de imprensa em Frankfurt. A Europa “terá que desempenhar o maior papel” nesse esforço, defendeu.
As declarações surgem na mesma semana em que os líderes da UE se devem reunir — na quinta e sexta-feira — em Bruxelas para discutir o plano de reconstrução da Ucrânia e a sua candidatura à adesão ao bloco comunitário.
A Comissão Europeia propôs um pacote de ajuda em meados de Maio para cobrir parte das necessidades financeiras da Ucrânia de cerca de cinco mil milhões de euros por mês.
Hoyer disse ainda que está a tentar atribuir compromissos do BEI, entre mil milhões e 1,5 mil milhões de euros, para o esforço de reconstrução da Ucrânia, sendo que pode obter aprovação para isso já esta semana.
Deixe uma resposta