A província de Maputo alcançou na campanha agrária 2020-2021 a auto-suficiência em vários produtos agrícolas. O balanço da campanha indica que Maputo teve resultados excedentes nas hortícolas (tomate, repolho e feijão-verde), nas raízes e tubérculos (batata-doce e mandioca) e no frango.
A informação foi revelada recentemente pelo governador da província, Júlio Paruque, que apontou a produção de banana, cana-de-açúcar, frangos, cereais, hortícolas e carne bovina, como sendo os sectores com maior produção.
“Queremos partilhar que na campanha agrária 2020-2021 a província cresceu 2,9 por cento (cerca de 4,4 milhões de toneladas) e alcançamos a auto-suficiência em vários produtos agrícolas”, disse Júlio Paruque, citado pelo jornal Notícias.
Dados da Direcção Provincial da Agricultura e Pescas de Maputo referem que na campanha foram produzidas 37.795,80 toneladas de tomate; 35.481,44 de repolho e 1.935,31 de feijão verde.
No que diz respeito às raízes e tubérculos, destaca-se a batata-doce, com 95.470,78 toneladas, e a mandioca (46.157,47 ), enquanto que em relação às carnes, regista-se a produção de 10.524,87 toneladas de frango.
O governador anunciou ainda a construção de um mercado abastecedor moderno na província de Maputo, concretamente no limite entre Matola e o distrito da Moamba, projecto que vai ocupar uma área de oito hectares, iniciando-se assim uma nova abordagem na conservação de produtos agrícolas.
“Com este projecto, nunca mais voltaremos a ver tomate ou batata-reno a apodrecer por falta de conservação”, garantiu Paruque.
O governador vincou igualmente, que a província está expectante com a possibilidade de construção do porto de águas profundas de Techobanine, no distrito de Matutuíne, infra-estrutura que irá dinamizar a comercialização agrícola e não só, para a província e África Austral, tendo em conta a magnitude do projecto.
Refira-se que no tocante ao financiamento do sustenta, o sector agrário recebeu 41 milhões de meticais, sendo 35 milhões para agricultura, seis para pecuária.
Deixe uma resposta