Mais de duas mil pessoas dos distritos do Dondo, Búzi e Nhamatanda, em Sofala, afectadas pelos desastres naturais, vão beneficiar do projecto de reconstrução resiliente às mudanças climáticas a ser implementado nas novas zonas de assentamento.
O projecto, lançado esta terça-feira, na Cidade da Beira, vai absorver mais de 10 milhões de dólares num financiamento da Agência dos Estados Unidos para Desenvolvimento Internacional – USAID.
Falando durante o lançamento do projecto, a representante da USAID em Moçambique, Magie Notman, disse que a iniciativa a ser implementada nos distritos do Dondo, Búzi e Nhamatanda, inclui também a construção de diversas infra-estruturas públicas.
Segundo a representante da UNI-HABTAT em Moçambique, Sandra Roque, o processo da retirada das famílias para zonas seguras ira obedecer uma abordagem territorial integrada ao desenvolvimento socioeconómico das comunidades.
A secretaria do estado da província de Sofala, Stela Pinto Zeca, pediu maior interacção entre os parceiros e os membros dos governos distritais para encontrarem formas de persuadirem a população a abandonar definitivamente as zonas de risco.