LAM desmente dívida com seguro de aeronaves

A Empresa Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) garantiu estar a cumprir com as suas obrigações no que respeita ao cumprimento de seguro das suas aeronaves.

Segundo o comunicado daquela empresa, o pagamento de seguro dos aviões é feito pela LAM, SA por intermédio da Empresa Moçambicana de Seguros, SARL, que canaliza os respectivos valores à firma internacional que coloca e gere o seguro nos mercados da indústria da aviação. O documento reagia à informações que dão conta de que a empresa tem uma dívida de seguro de aeronaves superior a 200 mil dólares norte-americanos.

“A LAM tem vindo a efectuar o pagamento regular de seguro das aeronaves, sem recorrrer a empréstimos da EMOSE. Os valores de mora do seguro obedecem a uma periodicidade que está estabelecida contratualmente entre a LAM e a firma internacional especializada no seguro das aeronaves”, refere o comunicado.

O documento acrescenta que, a EMOSE, na qualidade de firma nacional especialista em seguros gerais, presta assistência à LAM, que não inclui a concessão de valores financeiros, nem adiantamento de pagamentos.

“O seguro é um dos requisitos fundamentais para a operação da aeronave, sem o qual não é permitida a realização de um voo, por ser uma violação das regras de aviação civil nacionais e internacionais. As coberturas exigidas são sempre cumpridas na totalidade e auditadas pelas nossas autoridades e por organizações internacionais, incluindo o Sistema de Gestão de Qualidade (ISO)”, frisou.

Partilhar este artigo