O Ministério da Economia e Finanças (MEF) lançou um alerta sobre a circulação de informações falsas dando conta da existência de bolsas financeiras para ajudar a recuperação da crise económica no país.
Numa nota de imprensa tornada pública através da sua página na internet, o Ministério refere que a divulgação das referidas mensagens, feita através das redes sociais, faz menção a uma suposta parceria entre a Agência de Desenvolvimento de Moçambique e uma entidade designada GEN, com o objectivo de apoiar empresários através de bolsas financeiras para a recuperação da crise económica.
O documento, segundo o Ministério da Economia e Finanças, convida indivíduos e entidades que desejam ser incluídos no referido programa para se candidatarem, contactando a instituição.
“O MEF desconhece a proveniência do documento e distancia-se do seu teor. O Ministério predispõe-se para esclarecer qualquer dúvida que possa surgir em torno deste assunto”, distancia-se a instituição governamental.
Importa referir que recentemente o Governo anunciou a disponibilidade de cerca de 35 milhões de meticais para o financiamento das Pequenas e Médias Empresas e negócios das populações afectadas pelo terrorismo em Cabo Delgado.
A linha de crédito lançada pelo Executivo visa revitalizar a actividade económica e comercial nas zonas recuperadas pelas Forças de Defesa e Segurança (FDS).
No contexto do apoio às vítimas do terrorismo foi já retomado o pagamento de subsídio social básico às famílias deslocadas.
Antes, ou seja, em 2020, o Governo havia anunciado a criação de uma outra linha de crédito para apoiar as PME e minimizar o impacto do novo coronavírus.
Desde a eclosão da doença em 2019, o sector empresarial ressentiu-se do seu impacto económico directo, por via da redução do volume de receitas, aumento dos custos de produção, escassez de oportunidades de negócios e disrupção das cadeias de valor.
As Pequenas e Médias Empresas são as que mais se ressentiram dos efeitos da pandemia devido às fragilidades estruturais que as tornaram incapazes de sobreviver num contexto altamente desafiador.