O ataque russo ao território ucraniano levou Presidente da Ucrânia a activar a lei marcial, que proíbe homens com idades entre 18 e 60 anos abandonar o país em temos de conflitos.
No sábado, uma sala de cinema, em Lviv, foi palco de uma aula sobre como utilizar uma espingarda AK-47 (Kalashnikov), produzido na antiga União Soviética. Vários civis marcaram presença na sessão, onde lhes terão sido dados pormenores sobre como utilizarem a arma em defesa própria.
Todos são chamados e desafiados a juntar-se ao exército ucraniano. Nas redes sociais tem até sido dadas indicações sobre a forma como os civis, sem qualquer formação militar, podem defender-se.
Na semana passada foi noticiado que cerca de 60.000 ucranianos decidiram regressar ao país de origem para juntarem às forças de defesa.
No passado domingo, o presidente ucraniano apelou até aos cidadãos de países estrangeiros amigos da Ucrânia a deslocarem-se ao país para se juntarem à luta contra a agressão russa.
Recorde-se que, após o início da guerra, mais de um milhão de pessoas já fugiram do país, muitos deles atravessando a fronteira pela cidade de Lviv em direção à Polónia.