O grupo de piraras informáticos ‘hackers’, “Anonymous”, disse, na quarta-feira, que desactivou a Agência Espacial Federal Russa (Roscomos), como medida de coação para que Moscovo perca o “controlo sobre satélites espiões”.
Uma publicação no Twitter apresenta uma imagem do que o grupo de hackers afirma tratar-se de informações do servidor da Roscosmos.
The information of these scammers and petty swindlers is not true. All our space activity control centers are operating normally. https://t.co/MY0qzlLqCI
— РОГОЗИН (@Rogozin) March 2, 2022
O Anonymous revela ter descarregado e eliminado ficheiros confidenciais relacionados com a imagem de satélite da agência espacial e com o Sistema de Monitorização de Veículos.
O Director-geral da Roscomos refutou as alegacões dos Anonymous, considerando-os de “golpistas e pequenos vigaristas” que estão a propagar falsas informações.
“Todos os nossos centros de controlo de atividade espacial estão a funcionar normalmente”, garantiu Dimitry Rogozin.
O mesmo representante apontou que a Rússia trataria qualquer ciberataque aos seus satélites como se tratando de uma justificação para a guerra.
Esta notícia surge alguns dias depois do Anonymous ter dado conta da violação bem-sucedida de mais de 300 websites russos.