O TikTok foi considerado esta quarta-feira a marca com o crescimento mais rápido (+215%), com um valor que alcança os 58,9 mil milhões de dólares, liderando a revolução global do consumo de media.
A distinção é feita pela Brand Finance, empresa de consultoria de avaliação de marcas que todos os anos põe à prova cinco mil das maiores marcas a nível mundial.
Segundo a consultoria, a par desta rede social, o Snapchat e a fornecedora de internet sul-coreana Kakao fecham o pódio das marcas que mais rapidamente evoluíram, com um crescimento de 184% e 161%, respectivamente, e valores de 6,6 mil milhões de dólares e 4,7 mil milhões de dólares.
Já no sector dos media, o Brand Finance Global 500 2022 destaca ainda as plataformas de streaming, com a Disney (valor de mercado aumentou 11%, chegando ao 57 mil milhões de dólares), a Netflix (+18% e valor nos 29,4 mil milhões de dólares), o YouTube (+ 38% e um valor de 23,9 mil milhões de dólares) e o Spotify (+13% e um valor de 23,9 mil milhões de dólares) a registarem uma melhoria no desempenho no mercado.
«O consumo dos media aumentou durante a pandemia, mas a forma como os meios são consumidos mudou irrevogavelmente. De forma a conseguirem competir neste mercado em constante evolução, as empresas têm investido intensamente nas suas marcas – da aquisição de conteúdo à experiência do consumidor. O crescimento exponencial do TikTok é a prova factual: passou de uma relativa obscuridade para o reconhecimento internacional em apenas alguns anos e não demonstra quaisquer sinais de abrandar», comenta, no relatório, David Haigh, chairman & CEO da Brand Finance, citado pela Executive Digest.
Não obstante, apesar dos elevados números que todas estas empresas alcançaram, a Apple continua a destacar-se como a marca mais valiosa do mundo – subiu 35%, com um valor de 355,1 mil milhões de dólares, o mais elevado de sempre desde que o relatório é elaborado. A empresa tecnológica bateu ainda outro recorde ao ser a primeira de sempre a alcançar a marca do milhão de milhão de dólares em valor de mercado.
Ainda no ranking das marcas mais valiosas, a Amazon surge em segundo lugar, muito perto da Apple, e a Google em terceiro. A empresa fundada por Jeff Bezos também chegou além do patamar dos 300 mil milhões de dólares em valor de marca, com um aumento de 38%. A Google, apesar do aumento semelhante na casa dos 38%, ficou-se pelos 263,4 mil milhões de dólares. Esta gigante tecnológica assenta grande parte do seu lucro na publicidade que, devido à pandemia, foi afectada pela incerteza do seu alcance.