Ruby Mining já arrecadou 731 milhões de dólares em 15 leilões de rubis

A Montepuez Ruby Mining (MRM), que explora rubis em Cabo Delgado, norte do país, arrecadou 731 milhões de dólares resultantes de 15 leilões realizados desde o arranque das suas operações em 2011.

Em comunicado, a firma avança que, do valor total, 88 milhões de dólares são o resultado de leilões realizados neste mês, um valor considerado pela empresa como um recorde e do qual sete milhões de dólares serão canalizados para o Tesouro do Estado.

“Com cada pedra preciosa extraída do subsolo, tentamos sempre gerar mudanças em vários domínios, ou seja, mudar a vida da população local. Hoje, renovamos o nosso compromisso e a garantia de que continuaremos a investir no desenvolvimento do país”, disse Ângelo Zandamela, director de Recursos Humanos da MRM, em comunicado citado pela Lusa.

Desde Janeiro de 2011, as vendas da Montepuez Ruby Mining representam 94% dos fluxos monetários do país relativos a esmeraldas, rubis e safiras, segundo a própria companhia.

A MRM possui cerca de 34 mil hectares de concessão para exploração de rubis em Cabo Delgado e apresenta-se como a principal investidora na extracção de rubis em Moçambique, sendo detida em 75% pelo grupo Gemfields e em 25% pela moçambicana Mwiriti Limitada.

Partilhar este artigo