Covid-19: Reino Unido e África do Sul reúnem-se em busca soluções para retomar ligações aéreas

O chefe de Governo britânico, Boris Johnson, e o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa reuniram-se esta sexta-feira para encontrar soluções com vista a retoma das ligações aéreas, interrompidas entre os dois países devido à nova variante do coronavírus nova variante B.1.1.529, designada Ómicron.

Segundo o comunicado do gabinete do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, os dois líderes discutiram os desafios apresentados globalmente pela nova variante de covid-19 bem como formas de trabalharem juntos para enfrentá-los.

“Johnson e Ramaphosa concordaram em manter contacto próximo para lidar com a actual ameaça global da pandemia”, lê-se no comunicado, tendo o primeiro-ministro britânico sublinhando e elogiado a rápida deteção do genoma da nova variante identificada na África do Sul, bem como a “transparência” daquele país na partilha de dados científicos sobre a pandemia.

Esta quinta-feira, o Reino Unido adicionou a África do Sul e outros cinco países africanos à ‘lista vermelha’ de covid-19, proibindo temporariamente os voos, devido ao risco associado à nova variante detectada na África do Sul, a Ómicron. Trata-se de uma medida que entra em vigor este domingo.

Partilhar este artigo