A Comissão Provincial de Eleições (CPE) na província da Zambézia já emitiu todas as credenciais requisitadas pelo Consórcio Eleitoral Mais Integridade para observar o processo eleitoral a partir de amanhã, 09 de Outubro, dia das eleições gerais.
Na semana passada, o grupo de organizações da sociedade civil anunciou que ia mover uma acção judicial contra a referida CPE por esta, até semana passada, não ter emitido, nos prazos legais, as credenciais para os seus observadores eleitorais.
O consórcio havia requisitado a credenciação de 279 observadores eleitorais, mas apenas tinham sido credenciados 45, alegando-se questões logísticas. Esta atitude foi considerada inaceitável.
Segundo a STV, para a credenciação do consórcio foi necessária a intervenção do Procurador-Chefe na província. As informações foram confirmadas pelo consórcio.
O Mais Integridade vai observar o processo do dia da votação em todo o País.
“Para avaliar se as escolhas das eleitoras e dos eleitores serão respeitadas e refletidas nos resultados eleitorais e se o processo decorrerá de acordo com a lei e com os compromissos internacionais assumidos por Moçambique, o Consórcio Eleitoral Mais Integridade vai observar todo o processo do Dia da Votação, desde a abertura das mesas até à afixação dos editais, em todos os 161 distritos do país com um total de 1.900 observadoras e observadores”, lê-se, num comunicado da instituição enviado ao MZNews.
Deixe uma resposta