Pelo menos 12 mil pessoas dos distritos de Morrumbala e Dere, na província da Zambézia, centro de Moçambique, estão sem corrente eléctrica devido à vandalização de postes de média tensão.
Segundo anunciou este sábado (24), a empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM), o caso ocorreu após a queda de um Pórtico de Média Tensão, em Chimuara.
“O caso já foi reportado à Polícia da República de Moçambique (PRM) para a identificação e responsabilização dos autores”, afirma a EDM em comunicado, avançando que neste momento decorre a mobilização de equipamento para repor o material vandalizado e assegurar o restabelecimento do fornecimento normal de energia eléctrica às zonas afectadas, com a maior brevidade possível.
Entretanto, a EDM lamenta os transtornos que esta situação está a causar aos clientes afectados e ao público em geral, e apela à vigilância comunitária e denúncia de qualquer acto que atente contra a integridade das infra-estruturas eléctricas.
Contudo, a empresa lembra que a vandalização de equipamento eléctrico é crime e atrasa o alcance da meta de garantir o Acesso Universal à Energia, até 2030.
(Foto DR)
Deixe uma resposta