Ao nível global os preços comerciais de seguro aumentaram 15% no terceiro trimestre de 2021, mantendo a variação relativa registada no trimestre anterior, informa um estudo da Marsh que é líder mundial em corretagem de seguros e consultoria de risco.
“Embora seja o 16.º trimestre consecutivo de aumento de taxas no mercado global de seguros, a taxa de crescimento continua a ser moderada em muitos ramos e em muitas geografias. Esta tendência pode sugerir que o aumento atingiu o seu pico no quarto trimestre de 2020, com 22%”, refere o relatório da empresa.
O relatório revela ainda que os “aumentos entre todas as geografias foram moderados devido aos aumentos geralmente mais lentos nos seguros de danos materiais e responsabilidade civil de administradores e diretores”
“Enquanto o cenário de risco e de seguros mantém-se desafiante, esperamos que se mantenha a moderação em mais ramos. No entanto, a pressão das taxas do seguro cibernético deve continuar. Desenvolver soluções para os nossos clientes neste segmento mantém-se como prioridade elevada para a Marsh”, explica António Morna, Diretor de Placement da Marsh.
Indo aos casos específicos, o relatório avança que os prémios globais do seguro de danos materiais subiram em média 9%, abaixo do aumento de 12% no segundo trimestre de 2021, isso por um lado.
Por outro lado, os prémios de responsabilidades aumentaram em média 6%, igual aos outros trimestres.
O relatório refere ainda que a maior taxa de aumento ocorreu nas linhas financeiras e profissionais que obtiveram 32% nas principais categorias de seguro, em comparação com 34% no trimestre anterior.
Já os preços dos seguros cibernéticos continuam a divergir da tendência de moderação. Nos EUA os preços aumentaram 96%, comparando com 56% no segundo trimestre, e no Reino Unido subiu 73%, comparando com 35% no segundo trimestre, impulsionados pelo aumento da frequência e severidade de sinistros de ransomware.