PR ‘cogita’ cooperação com Zâmbia para esclarecer casos de raptos

PR ‘cogita’ cooperação com Zâmbia para esclarecer casos de raptos

O Presidente da República, Filipe Nyusi, aventou, este sábado, em Maputo, a possibilidade de Moçambique e Zâmbia cooperarem para o esclarecimento de casos de raptos.

Nyusi coloca o tema na mesa mesmo desconhecendo a ocorrência desse fenómeno na Zâmbia, bem como se existem elos entre os raptos em Moçambique e aquele país.

“Eu não sei se eles têm raptos. Experiência é para quem tem. O que podemos fazer é uma cooperação para esclarecer casos de raptos. E não há histórico, pelo menos até agora, firme e seguro, de que há alguma ligação de raptos em Moçambique com a Zâmbia. Temos outros países vizinhos”, referiu.

Foi por essa razão, segundo Nyusi, que nas conversações com a Zâmbia o tema dos raptos não fez parte da agenda. No seu entender, se se abordasse o tema, possivelmente, seria um incentivo para o fenómeno ocorrer naquele país.

“Não fez parte do vocabulário dos nossos debates a questão de raptos com a Zâmbia. Às vezes quando se ensina a criança coisas que nunca ouviu dizer está a ensinar para ela ficar curiosa. Então, não é curiosidade dos zambianos neste momento”, justificou.

O PR falava no sábado em conferência de imprensa, em Maputo, após a sua chegada de uma visita de três dias à Zâmbia, cujo balanço, segundo Nyusi, é positivo.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.