O Gabinete de Reconstrução Pós-ciclone tem disponíveis 15 milhões de dólares, para financiar a recuperação das Micro, Pequenas e Médias empresas afectadas pelos ciclones tropicais Idai e Kennth.
O valor resulta do anúncio, em Fevereiro, ao sector privado, da implementação do Programa das Subvenções Equivalentes para as empresas das províncias Cabo Delgado, Manica, Sofala, Tete, Zambézia, Nampula e Inhambane.
O Programa será implementado através do Consórcio Incomati e Ayani e tem como grupo-alvo as Micro, Pequenas e Médias Empresas, encorajando-se as empresas detidas e/ou lideradas por mulheres.
Segundo o comunicado que tivemos acesso o programa consiste na disponibilização de financiamento comparticipado para um mínimo de 600 Micro, Pequenas e Médias empresas.
O objectivo do programa é estimular a recuperação abrangente e sustentável do sector privado afectado pelos ciclones Idai e Kenneth e fortalecer o sector para que no futuro tenha maior capacidade de responder aos desastres naturais.
Consta, igualmente, recuperar activos (equipamentos e materiais) essenciais à capacidade produtiva das empresas; estabelecer e/ou fomentar postos de trabalho; diminuir a vulnerabilidade das PMEs para futuras calamidades e outras imprevisibilidades, como a recente pandemia do COVID-19 e conscientizar as empresas no âmbito da gestão resiliente face a desastres naturais.