OMS insta poder político africano para apostar na sensibilização

“O poder político africano deve apostar na sensibilização das comunidades para garantir o sucesso da vacinação contra a pandemia de covid-19”, defendeu esta segunda-feira a directora da Organização Mundial de Saúde (OMS) para África, Matshidiso Moeti.

Segundo a responsável, há necessidade de haver coordenação de esforços e a diversificação de fontes de financiamento para garantir a vacinação nos vários países africanos.

“Fiquei muito feliz em ouvir a ênfase sobre o papel das comunidades. Eles são os destinatários de mensagens que ajudem a persuadir os africanos a serem vacinados”, frisou Matshidiso Moeti, que intervinha numa videoconferência promovida pela União Africana (UA), com o seu Centro de Controlo e Prevenção de Doenças, para discutir a estratégia de resposta adaptada ao covid-19.

Neste sentido, Moeti destacou também a necessidade de abrir ao sector privado as parcerias na luta contra a pandemia de covid-19.

“Neste encontro foi sublinhado a importância de todo o tipo de parcerias. O papel do sector privado, por exemplo. Tem de ser reforçado”, anuiu a fonte, sublinhando ainda, que “os africanos devem poder ser vacinados e, ao mesmo tempo, temos de fortalecer e desenvolver os nossos sistemas de saúde”.

Partilhar este artigo