Nyusi – “Exportação de gás da bacia do Rovuma inicia em Outubro próximo”

O Presidente da República, Filipe Nyusi, reiterou na última quinta-feira no Botswana, que inicia em Outubro próximo a exportação do gás natural liquefeito da bacia do Rovuma, para vários países do mundo.

Filipe Nyusi falava no decurso do Fórum sobre questões de comércio e investimento entre Moçambique e Botswana.

Segundo a Rádio Moçambique, o Estadista Moçambicano referiu que o facto, faz de Moçambique, um país com enorme potencialidade no mercado global de energia.

A produção e exportação do gás será feita através da Plataforma flutuante Coral Sul, ancorada ao largo da Bacia de Rovuma, em Cabo Delgado.

A Galp, a Kogás, da Coreia do Sul e a Empresa nacional de Hidrocarbonetos detém participações no projeto que prevê produzir três vírgula quatro milhões de toneladas de gás natural liquefeito por ano.

No encontro Filipe Nyusi convidou empresários do Botswana a investirem em Moçambique, em diferentes áreas.

Durante o Fórum sobre questões de comércio e investimento Moçambique –Botswana, foram assinados vários acordos entre as Câmaras de Comércio dos dois países, com destaque para as áreas de compra e venda de energia, gás e petróleo, mineração, agro-negócios, entre outros.

Moçambique levou para o Fórum sobre questões de comércio e investimento Moçambique-Botswana representantes de vinte e quatro empresas.

Partilhar este artigo