Novamente adiada: Entrega da linha de energia Moçambique-Maláui só deverá acontecer em Outubro

O prazo de entrega das obras de construção dos 218 quilómetros da linha de transporte de energia eléctrica para a ligação Moçambique-Maláui foi novamente adiado. E desta vez, depois de ter sido adiado, inicialmente para Março deste ano, o empreiteiro que está a executar as obras, anunciou que as mesmas só estarão concluídas em Outubro próximo.

Assim, uma notícia divulgada pela Rádio Moçambique, refere que o gestor malauiano de Saúde, Segurança e Ambiente, Pattison Muchochoma, deu a conhecer que mais de 80% das obras já está executada, estando neste momento na fase final da subestação que está a ser erguida em Matambo, distrito de Changara na província de Tete.

De acordo com a fonte, depois de concluída a estrutura metálica, vai-se passar para a instalação eléctrica que é a fase derradeira do projecto para depois estender os cabos ligando Moçambique à Maláui.

“Neste momento, já foram montados os transformadores e as torres que receberão os cabos, faltando apenas o centro de controlo de distribuição eléctrica”, avançou o gestor.

Orçado em 154 milhões de dólares sob o financiamento dos Bancos Mundial, Alemão e Europeu, o projecto irá adicionar 120 mega watts à rede nacional de energia eléctrica do Maláui.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.