O mundo de jogos está de luto pela morte do criador dos mais icónicos vídeo-jogos de consolas de diversas marcas de tipos. O engenheiro electrónico Masayuki Uemura, morreu numa segunda-feira, aos 78 anos, segundo Centro de Desenvolvimento de Jogos da Universidade Ritsumeikan, no Japão.
Masayuki Uemura foi responsável pela criação das consolas NES (Nintendo Entertainment System) e SNES (Super Nintendo Entertainment System).
O Centro de Desenvolvimento de jogos mostrou-se grata pelo contributo de Uemura para o progresso da indústria de jogos electrónicos e por ter lançado uma vasta gama de consolas.
“O professor Masayuki Uemura, professor da Faculdade de Artes e Ciências da Imagem da Universidade Ritsumeikan, que foi um dos fundadores e o primeiro director do Centro de Desenvolvimento de Jogos, morreu em 6 de Dezembro de 2021”, lê-se num comunicado informou a instituição, em Quioto.
Nascido em 20 de Junho de 1943 em Tóquio, Masayuki Uemura, formado em engenharia electrónica no Instituto de Tecnologia de Chiba, trabalhou na Nintendo entre 1971 e 2004. Na fabricante de consolas e videojogos, foi responsável pelo fabrico da NES (1983) e da SNES (1990).
A NES, que inicialmente teve o nome de Famicom, chegou à Europa apenas em 1986, três anos depois de ter começado a ser comercializada no Japão.
Masayuki Uemura também foi produtor de vários jogos, como “Donkey Kong” (1983), “Mario Bros.” (1983), “Clu Clu Land” (1984) e “Ice Climber” (1985).