Moçambicanos na África do Sul propõem o estabelecimento de um fundo de apoio às comunidades para responder a casos de emergência.
De acordo com o membro do conselho consultivo do Instituto Nacional Para as comunidades moçambicanas no Exterior, baseado na África do Sul, Fausto Jamissene, este fundo seria usado para vários fins, incluindo casos extremos.
O INACE tem por missão promover o apoio as comunidades moçambicanas na diáspora nomeadamente, emigrantes moçambicanos singulares e ou organizados em Associações.
A proposta foi apresentada no encontro mantido, fim-de-semana, com a Comissão de relações internacionais, cooperação e comunidades da Assembleia da República que efectua uma visita de trabalho a África do Sul.
A presidente da sétima comissão da Assembleia da República, Cataria Dimande, acolhe a proposta e elogia a iniciativa de contribuições periódicas em curso para responder a situações inesperadas:
Esta segunda-feira, a Comissão de relações internacionais, cooperação e comunidades reúne-se com a TEBA, a Agência de recrutamento de mão-de-obra, sobretudo para a indústria mineira da África do Sul. (RM)
Deixe uma resposta