Moza Banco e FFLC anunciam hoje vencedor do Prémio Literário Fernando Leite Couto

O vencedor do Prémio Literário Fernando Leite Couto 2021-2022 será conhecido na segunda-feira, 18 de Abril, às 18 horas, na Fundação Fernando Leite Couto. Na presente edição, o galardão é dedicado à prosa.

No evento, que será igualmente uma homenagem ao patrono da Fundação, poderemos conhecer o primeiro autor de prosa laureado neste prémio, que já foi atribuído a dois poetas, Macvildo Bonde, com “A descrição das sombras”, em 2017, e Otildo Justino Guido, com “O silêncio da pele”, em 2019.

Em 2018, o júri decidiu não atribuir o prémio, pois nenhum dos candidatos reunia os requisitos de qualidade exigidos como critérios de premiação. A nossa expectativa, nesta segunda edição, dedicada à prosa, é que o desfecho seja diferente e possamos galardoar e imprimir um novo prosador para a galeria de jovens autores moçambicanos.

O vencedor do prémio receberá 150 mil meticais, oferecido pelo Moza Banco, e terá, igualmente, patrocinado pela instituição bancária, a impressão do original submetido a concurso, além de participar de uma residência artística e do Festival do Fólio, em Portugal, suportado pela Câmara Municipal de Óbidos.

O prémio está a crescer, de modo que, além do Moza Banco, que já o patrocinava, passou a contar, igualmente, com a Câmara Municipal de Óbidos, Camões Instituto de Cooperação da Língua Portuguesa e a Câmara de Comércio Portugal Moçambique.

Partilhar este artigo