Daniel Chapo pode não tomar posse como Presidente da República

Daniel Chapo pode não tomar posse como Presidente da República

Daniel Chapo, eleito e proclamado vencedor das sétimas eleições gerais pelo Conselho Constitucional, mesmo com uma grande contestação popular, poderá não tomar posse como Presidente da República de Mocambique.

É que  a sociedade civil moçambicana submete providência cautelar no Tribunal Africano para impedir a tomada de posse do candidato presidencial, Daniel Chapo, dada as tamanhas irregularidades verificadas durante todo o processo.

A Sociedade civil pede na providência cautelar o cancelamento da tomada de posse do candidato presidencial, Daniel Chapo, mas também a penalização dos responsáveis pelas atrocidades no Tribunal Africano e Penal Internacional.

Wilker Dias, um dos responsáveis por esta acção, e  que se encontra na África do Sul, disse que o assunto poderá ser debatido no Parlamento Sul africano, a pedido da sociedade civil moçambicana, a semelhança do que aconteceu em Israel e pelo facto de o número de vítimas baleadas pela Polícia termos cidadão de nacionalidade sul africana.

Segundo Dias, o Tribunal Africano tem a competência de cancelar o processo de  tomada de posse mesmo que tenha sido automaticamente já aprovado pelo Conselho Constitucional.

Além das irregularidades havidas no processo eleitoral, durante a fase das manifestações em protesto aos resultados eleitorais, houve graves violações dos direitos humanos, sendo que o número de vítimas mortais ultrapassa os 400.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.