As empresas estatais moçambicanas poderão passar por uma reestruturação para reduzir os riscos fiscais e melhorar a sua sustentabilidade financeira, segundo garantias do Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane.
O governante destacou, hoje, no parlameno, que o Executivo vai continuar a adoptar medidas para garantir a solidez financeiras das empresas do Estado, sendo que os aspectos financeiros serão ao mais abrangidos.
Maleiane disse que se trata de uma abordagem do Governo que tem vindo a permitir o aumento gradual dos dividendos e impostos pagos aos cofres do Estado.
“O sector empresarial do Estado contribuiu com mais de seis mil milhões de meticais, em dividendos, em 2020, contra pouco mais de dois mil milhões de meticais em 2019”, revelou Maleiane, citado pela RM.
O Primeiro-Ministro disse igualmente que será prioridade do Governo o aperfeiçoamento de mecanismos de supervisão e controle do sector empresarial do Estado introduzindo sistemas de monitoria periódica, do grau de endividamento e consolidação das contas do sector empresarial do Estado para reduzir os riscos fiscais.
Deixe uma resposta