A África do Sul está a atravessar uma crise energética sem precedentes e está à procura de soluções junto de Moçambique. Esta segunda-feira, o Ministro sul-africano da Electricidade, Kgosientsho Ramokgop, manteve um encontro com o Ministro moçambicano dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias.
Para já, de modo a aliviar a pressão sobre a ESKOM fornecendo 100 MW de energia da hidroeléctrica de Cahora Bassa, anunciou Carlos Zacarias. A África do Sul tem um défice energético de 6 000 MW, segundo o portal IOL, sul-africano.
Segundo o Ministro, citado pela Rádio Moçambique, trata-se de soluções de curto prazo, havendo outras por considerar.
“Entre as soluções de curto prazo que estamos a discutir é o fornecimento rápido de 100 MW, que serão sujeitos a aprovação, e também a medio prazo a entrada em operação de alguns projectos que temos em Maputo, Ressano Garcia, e a entrada em funcionamento da Central Térmica de Temane, e a longo prazo do projecto Mphanda Nkuwa”, disse.
A parte sul-africana agradeceu a disponibilidade de Moçambique em contribuir para o fornecimento de energia eléctrica para colocar fim a crise.
“Estamos extremamente gratos ao povo moçambicano pelo facto de colocar à nossa disposição 100 MW. Penso que é a confirmação do bom estado das nossas relações e queremos que, de facto, isto se mantenha no futuro”, disse o Ministro sul-africano.
Deixe uma resposta