​MINEDH promete livros escolares antes do início da aulas a partir de 2025

​MINEDH promete livros escolares antes do início da aulas a partir de 2025

As escolas primárias do país poderão receber os respectivos livros de ensino e aprendizagem até antes do início do ano lectivo de 2025, garantiu, hoje, o porta-voz do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano.

Esse desiderato, segundo Manuel Simbine, pode ser alcançado com a recente aprovação do Acordo Quadro, que estabelece o mínimo de três anos de vigência dos contratos entre o MINEDH e as empresas vencedoras dos concursos públicos para a impressão e distribuição do livro escolar.

“Nós, agora temos o Acordo Quadro, que nos permite quebrar aquele ciclo de lançamento de concursos anuais para a impresso e distribuição do livro. A partir deste ano, os fornecedores, as empresas que ganharam o concurso têm o mínimo de três anos par reproduzir e distribuírem o livro sem precisarmos de lançar um novo concurso. E, avaliado, este Acordo Quadro, pode ser estendido por cinco anos e isto pode evitar os atrasos”, explicou.

Em entrevista à Rádio Moçambique, referiu que a ideia é, a partir deste ano, iniciar a distribuição de livros escolares referentes ao ano de 2025 em todas as escolas primárias nacionais.

“Isto vai garantir que aquele nosso cronograma de impressão de livros seja cumprido. Os livros chegarem no país em Outubro de cada ano. O processo de distribuição iniciar em Novembro para terminar em Janeiro para, no dia 31, quando fizermos abertura do ano lectivo, os livros estarem na escola. No dia do início das aulas, quando os país estiveram lá para entregar as crianças receberem os livros”, referiu. “É o grande ganho que teremos com o acordo quadro. Acreditamos que poderemos resolver estes problemas de atrasos de livros”.

Este ano o MINEDH já assegurou a distribuição de 14 milhões de livros escolares, num contexto em que alunos das escolas primárias só os receberam nos meados do segundo semestre.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.