A província de Nampula, no norte de Moçambique, registou durante o ano passado, um total de 467 de casos de violência baseado no género (VBG), cujas vítimas são cidadãos do sexo masculino.
Segundo a directora provincial do Género, Criança e Acção Social de Nampula, Cedinha Mpila, as desigualdades sociais, o desemprego e uso de bebidas alcoólicas são apontados como sendo uma das razões principais da violência nos homens.
Citada pelo portal Ikweli, Cedinha Mpila, sem fazer comparação de dados, entende ser notório que “nos últimos tempos os homens têm tomado coragem em fazer denúncia dos casos de violência baseada no gênero”. Ainda assim, a fonte considera que a maioria dos homens que são acometidos por essa situação não denunciam agressão perpetrada pela mulher “e pior, evitam contar o ocorrido para amigos ou familiares”.
“Dizer que não existe violência nos homens não é verdade, existe sim, só que os homens são mais tímidos, não conseguem fazer as denúncias, por isso que estamos a ver que esse número é menor, como activamente perto de dois mil casos de mulheres que foram vítimas de violência baseada no gênero durante o ano passado, estamos a dizer um total de 1882”, frisou a responsável.
(Foto DR)
Deixe uma resposta