Mercado global de bens pessoais de luxo atinge 288 mil milhões de euros em 2021

Mercado global de bens pessoais de luxo atinge 288 mil milhões de euros em 2021

Após a sua pior queda na história, o mercado de bens pessoais de luxo conheceu uma recuperação em forma de “V”, atingindo os 288 mil milhões de euros em valor, conclui a Bain & Company no seu “Luxury 2022 Spring Update – Rerouting the Future”.

“O mercado global de bens pessoais de luxo atinge 288 os mil milhões de euros em valor em 2021 e teve um desempenho notável no primeiro trimestre de 2022”, refere a Bain & Company, citado pelo jornal Económico, num research sobre a evolução do mercado de luxo e perspectivas para 2022.

As marcas de luxo desfrutaram do crescimento numa forte época de compras no final do ano e mantiveram o ímpeto nos EUA e uma recuperação mais rápida do que se esperava na Europa, diz a consultora.

“Após a sua pior queda na história, o mercado de bens pessoais de luxo conheceu uma recuperação em forma de “V”, atingindo os 288 mil milhões de euros em valor. O mercado beneficiou de uma exuberante temporada de compras de fim de ano em 2021 em todas as regiões, com um aumento de 7% em relação ao mesmo período dois anos antes, em 2019.

Além disso, a China continuou a registar um crescimento de dois dígitos no ano passado e os mercados ocidentais registaram uma procura local sustentada – os Estados Unidos, em particular, mantiveram a dinâmica.

Estas são as principais conclusões da Bain & Company, o maior consultor mundial da indústria mundial de bens de luxo, no seu Luxury 2022 Spring Update – “Rerouting the Future”.

O estudo foi divulgado em colaboração com a Fondazione Altagamma, a fundação italiana da indústria dos fabricantes de artigos de luxo.

“Apesar dos desafios macroeconómicos significativos, incluindo a hiperinflação, o abrandamento do crescimento do PIB e o conflito Rússia-Ucrânia, o mercado de bens pessoais de luxo mostrou-se mais uma vez resiliente”, disse Claudia D’Arpizio, sócia da Bain & Company e principal autora do estudo. “As marcas de bens de luxo começaram este ano a mostrar um crescimento especialmente forte, desempenhando ao mesmo tempo um papel de liderança na contínua transformação sustentável e digital do mundo”, refere.

O ano de 2022 começou forte, com os EUA e a Europa a liderarem o crescimento. “O mercado de bens de luxo pessoal teve um desempenho notável no primeiro trimestre de 2022, crescendo 17% a 19%, às taxas de câmbio actuais (13-15% a taxas de câmbio constantes), durante o mesmo período em 2021”, diz a Bain & Company. Ora isto acontece por várias razões. Por um lado, a Europa está a acelerar a sua recuperação, apesar da sombra da guerra.

“A região está no caminho da recuperação para os níveis de 2019, graças a uma procura local em expansão impulsionada por uma feroz atitude de ‘regresso ao normal’ e uma recuperação do turismo intra-regional. O impacto do conflito Rússia-Ucrânia tem sido até agora limitado aos mercados locais, mostrando consequências limitadas no sentimento e nos gastos globais dos clientes de luxo”, diz a consultora.

“Os EUA estão a explorar o poder da diversidade e da inclusão. O mercado de luxo dos EUA está a experimentar um crescimento sem precedentes à medida que as marcas de luxo estão a libertar o verdadeiro poder da diversidade e da inclusão, descobrindo o verdadeiro potencial de toda a base de clientes americanos.”, lê-se no comunicado.

Os gastos da China são esmagados devido às rigorosas restrições da Covid, revela a Bain & Company. A China mostrou uma forte dinâmica durante o Ano Novo Chinês e até Março de 2022. No entanto, o consumo do país foi posto em causa com as suas rigorosas restrições anti-Covid, que se revelaram muito mais significativas do que as suas políticas em 2020. No entanto, o apetite dos consumidores locais permanece forte e levará potencialmente o país a recuperar entre o final de 2022 e o início de 2023, antevê a Bain & Company.

Por outro lado, a Coreia do Sul, também consumidor de bens de luxo, passa por uma profunda transformação. O país aumentou a sua dimensão e relevância cultural, substituindo os gastos turísticos pela procura local. “As marcas vencedoras reinventaram com sucesso o seu modelo de negócio no país para satisfazer a crescente procura e influência locais”, refere a consultora.

Oportunidades de crescimento futuro para as marcas de luxo

O mundo virtual é uma oportunidade para as marcas de luxo. “Para além do crescimento proporcionado pelos produtos de luxo tradicionais, os activos digitais e o mundo virtual – o metaverso, as redes sociais e os jogos – desempenharão um papel cada vez mais relevante nas propostas de valor das marcas de luxo”, refere o estudo.

A Bain & Company antevê que até ao final de 2030, os activos digitais e o metaverso representarão 5% a 10% do mercado dos bens de luxo.

As marcas de luxo têm a oportunidade de desempenhar um papel fundamental na formação dos mundos virtuais em ascensão, actuando como criadores e construtores, defende a consultora que invoca a crescente relevância dos canais directos para o consumidor. A disrupção tecnológica favorece as marcas de luxo que adoptam uma abordagem uber-channel, construindo uma nova intimidade com os clientes ao alavancar novos e evoluídos pontos de contacto.

No que toca ao apelo da sustentabilidade, a Bain & Company fala na falta de padrões claros de sustentabilidade, o que, juntamente com uma maior procura de produtos sustentáveis por parte dos consumidores e a evolução dos tópicos de sustentabilidade, “representam um apelo à acção para marcas de luxo: inovar em sustentabilidade para construir uma vantagem competitiva”.

Está a surgir um novo futuro no mercado de trabalho, especialmente para as gerações mais jovens. Isto porque as marcas de luxo precisarão de expandir as suas propostas de valor, abraçar a diversidade, tornarem-se criadores de talentos em oposição aos recrutadores de talentos e aproveitar de forma inteligente a automatização.

O mercado poderá atingir 360 a 380 mil milhões de euros até 2025, estima a consultora. A Bain & Company estima que o crescimento do mercado alcance esses montantes, destacando duas trajectórias possíveis para 2022. Uma é um cenário optimista, em que a trajectória de crescimento da primeira metade de 2022 continua ao longo de todo o ano. Neste cenário, o mercado atingiria cerca de 320 mil a 330 mil milhões de euros até ao final de 2022, crescendo 10% a 15%.

A outra trajectória é um cenário mais lento, que projecta um ritmo de crescimento potencialmente mais baixo devido a uma recuperação mais lenta da China continental e a gastos desafiadores em mercados maduros causados por pressões inflacionistas e abrandamento macroeconómico. De acordo com esse cenário, o mercado atingirá os 305 mil a 320 mil milhões de euros no final de 2022, crescendo apenas 5% a 10% em relação a 2021.

“Nos últimos meses, as marcas de luxo foram obrigadas a redirecionar os seus futuros” disse Federica Levato, sócia da Bain & Company e co-autora do relatório.

“Os vencedores irão abraçar rapidamente as mudanças, assegurando que compreendem plenamente as implicações das novas dinâmicas geopolíticas e as tendências culturais para todos os seus stakeholders, os consumidores, os investidores, os trabalhadores da indústria e a sociedade em geral. Aqueles que tomarem a dianteira à frente aproveitarão as oportunidades apresentadas pelo mundo virtual, a transformação da sustentabilidade e as preferências das gerações mais jovens”, conclui a consultora.

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